sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sou assim...

Quando fazemos profissionalmente o que gostamos, acabamos por ser uma só pessoa, pois estamos diretamente ligados a nossa profissão. Um arquiteto quando entra pela porta de frente da casa de um amigo, repara na sua estrutura, na distribuição dos cômodos, no aproveitamento do espaço, etc. Uma dermatologista observa atentamente a pele das pessoas com a qual ela se relaciona socialmente. Outro dia estava conversando com uma amiga que é fonoaudióloga e ela comentou comigo que acontece o mesmo com ela. Ela disse que quando conversa com as pessoas, observa às vezes até sem querer a pronuncia de cada um. Comigo não é diferente. Quando estou em alguma situação social com crianças, fico automaticamente observando-as e traçando paralelos à educação que recebem. Sei detectar crianças que frequentam escolas, crianças que são criadas por avós, só de observá-las em uma festa infantil. Às vezes faço isso automaticamente, às vezes faço isso propositadamente, aproveito o evento e o transformo em um laboratório de pesquisas e observações.

E, como sempre... Aprendo muito com as crianças e geralmente me decepciono muito com seus pais. Sinto que as crianças estão evoluindo rapidamente em contra partida seus pais estão mais ansiosos, imaturos e medrosos. Muitas vezes vejo cenas em que um filho de 2 anos tem total autoridade e domínio perante seus pais (dois adultos com mais de 30 anos).

Sinto que os pais precisam de ajuda.... sinto que seus filhos precisam de pais mais próximos e mais seguros. Que árdua e prazerosa batalha.

Esse é meu trabalho. Faço isso com muito prazer. Adoro “ ler” as pessoas, adoro observar e entrar no mundo das crianças. Sinto muito prazer em conversar com uma criança, motivando-a a contar suas preciosas histórias, suas brincadeiras e sua vida.


Sou assim...





5 comentários:

Cyntia disse...

Debora, que legal! Adorei sua iniciativa. Visitarei sempre.
Abç
Cyntia

Silmara Franco disse...

Oi, querida.
Bem-vinda à blogosfera!
Nem preciso te falar como eu fico feliz por ver mais esta empreitada sua.
Te dou a maior força e apoio. Já foi pros 'Favoritos'.
E pode abusar da sua amiga blogueira aqui, se precisar de alguma ajuda.
Um beijo bem grande e especial,
Silmara Franco
www.fiodameada.wordpress.com

Cris disse...

Debora, sempre que possivel vou estar lendo e recomendando. Fico muito feliz pelo seu caminhar de sucesso, sabemos que não é fácil mas com o seu talento e com Deus abrindo as portas você com certeza vai alcançar seus sonhos. Você é um misto de talento, perseverença e muito amor no que faz. Esta é a receita perfeita. Seu dom com certeza vai ajudar a muitas pessoas a encontrarem o prazer de "Educar Filhos". Parabèns, Bjs Cris

Vanderlita disse...

Parabéns,
Gosto do seus artigos e divido com os pais e amigos que tem filhos.
Também tenho um blog, o legal e vc colocar um seguir...
Assim vc vai acompanhando qtas pessoas estão seguindo o seu blog.
Olhe o meu http://maniademulher-sapatoseacessorios.blogspot.com/

abraço
Vanderlita

Erick disse...

Muito legal!!!!
Adorei a idéia do blog, assim podemos encurtar os nossos espaços de relacionamento.
Leio tudo que escreve e estava sempre acompanhando as visitas no TV Mulher. Estive em Campinas 1 semana antes de saber que estava autografado seu livro no shoping, nao pude ir.
Você faz parte da minha vida há 3 anos. minha filha fez 2 anos em dezembro e sempre te acompanho com as diversas dicas.
Muito obrigado por essa didicação, por esse gostar da sua profissão e por ajudar não só a mim, como pai, mas as diversas famílias.
Grande beijo
Erick