quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que tem na lancheira de seu filho ?

Muitos pais se preocupam com o que colocar na lancheira de seu filho!

Muitos colocam carinho, atenção, saúde e dedicação. Outros porém colocam falta de tempo, praticidade, itens caros e sem valor nutricional.

Posso citar na primeira proposta, que a mãe que coloca os itens acima , se preocupa com a vida saudável e os bons hábitos alimentares de seu filho. Na maioria das vezes o que é melhor nutricionalmente não é o mais caro. Traduzindo: carinho (pão com algum derivado de leite), atenção (potinho limpinho e guardanapo de papel) ,saúde (fruta lavada ou suco)e dedicação ( o amor que é passado ao se fazer algo para o filho). Já na segunda proposta posso dizer que a falta de tempo (salgadinho) , a praticidade (refrigerante), são itens com pouquíssimos valores nutricionais e que não contribuem para uma rotina alimentar saudável.

Existem escolas de educação infantil que oferecem o lanche mediante ao pagamento de uma taxa. Antes de aceitar essa opção, verifique se a escola possui uma nutricionista responsável, se cumpre os padrões de higiene e armazenamento de alimentos conforme indicado pela vigilância sanitária, se o cardápio é apropriado para a faixa etária de seu filho. Normalmente quem se propõe a oferecer uma alimentação para crianças em idade pré- escolar tem a consciência da importância e da qualidade dos alimentos oferecidos. Fique atenta.

Já as crianças mais velhas, que tem a opção de se alimentarem na cantina da escola, o controle de alimentos saudáveis é mais difícil, porém não impossível.

Se seu filho tem o hábito de comer frutas, sucos e derivados de leite , com certeza ele encontrará esses itens na cantina. Sei que a concorrência é desleal. Nas cantinas escolares, você não vê uma propaganda convidativa de frutas ou sucos naturais e sim de alimentos rico em calorias com baixo valor nutricional. Sendo assim, faça um combinado com seu filho, uma vez por semana ele pode comer as “tentações” na cantina da escola, nos demais dias ele comerá o que tiver vontade , priorizando o habito adquirido em casa com relação aos alimentos saudáveis.

Um alerta importante: Não deixe a responsabilidade de criar hábitos saudáveis em seu filho para a escola. Não adianta nada a criança comer corretamente a semana inteira na escola e nos finais de semana à conduta alimentar ser totalmente mudada. Caso a criança mude de escola, este hábito deixará de existir. Que esse hábito seja familiar, que as mudanças que ocorrerem com a alimentação adequada a criança seja um exemplo para todos.

“Você é aquilo que você come” , isso era dito por minha avó e se faz presente nos dias de hoje.

Por esse motivo passe a dar mais atenção ao que você coloca na lancheira de seu filho. Com certeza além de alimentos saudáveis você estará colocando saúde , amor e muita dedicação.

Quer saber mais sobre este assunto?

Escreva-me