quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Filhos com perigo de repetir de ano? Ainda dá tempo de recuperar!





Fim de ano. Para muitos, férias à vista! Para outros, tempo de sufoco para não repetir de ano na escola… Se seus filhos se encaixam nesta segunda alternativa, amiga, não perca as esperanças. Seja lá qual for a idade das crianças, com a sua presença e orientação nos estudos elas ainda têm chances de recuperar as boas notas! Pelo menos nas escolas que ainda não realizaram as provas finais…
De acordo com a psicopedagoga Debora Corigliano, neste momento de tensão, os pais não devem brigar ou punir os filhos por conta das notas. Acompanhe na entrevista a seguir de que forma você pode, de fato, ajudá-los.

- Os alunos que estão “pendurados”, lutando por notas boas para conseguirem passar de ano, ainda têm chances a esta altura do ano letivo?

Debora – Depende de quanto ele precisa em relação à nota e também da escola. Algumas escolas já estão em provas finais e acabam dando a chance na recuperação e no conselho de classe. Precisamos pensar que para o aluno ser aprovado pelo conselho ele tem quer estar bem em algumas matérias.

- De que forma estes alunos devem estudar para garantirem o sucesso nas notas?

Debora – Focando no conteúdo que será dado na prova. Participando das aulas de reforço que a escola oferece e, dependendo da idade do aluno, tendo um acompanhamento por parte dos pais.



- De que forma os pais devem orientar os filhos nesta situação?



Debora – Ajudando-os no que for necessário. Agora não é o momento de brigar, punir e fazer chantagens do tipo: ‘se você não passar de ano vai acontecer tal coisa’! Isso só atrapalha o momento difícil que o aluno está passando.



- Professor particular é fundamental nesta hora?



Debora – Sim, se o problema for de conteúdo, ou melhor falta de conteúdo. Se o problema por de origem emocional o mais sensato é procurar uma psicopedagoga.



- Os pais devem impor regras do tipo: ‘se não passar de ano não ganha presente de Natal’, ou, ‘se não conseguir boas notas não vai viajar nas férias’… Este tipo de coisa ajuda ou atrapalha ainda mais? Vale para todas as idades?



Debora – Acho que respondi na anterior. Se a criança não está indo bem na escola, os pais devem procurar qual é o real problema. Se o aluno está estudando e mesmo assim não consegue nota, precisa de ajuda e não de punição. Agora se o aluno é desinteressado, não faz as lições, não apresenta bom comportamento e por esses motivos irá repetir de ano, acredito que a punição já está dada: a repetência! Cabe aos pais conscientizá-lo do prejuízo que terá em sua vida acadêmica. Sou a favor de dar uma punição que esteja diretamente ligada ao ato em si. Se não estudou, a penalidade será estudar mais tempo e ter vídeogame ou computador menos tempo. E assim por diante…



- No caso da aprovação, a criança deve ganhar algum tipo de “recompensa”? E, na reprovação, algum tipo de castigo?



Debora – No caso de aprovação, ou de notas boas nas provas, o primeiro prêmio deverá ser o reconhecimento pelos pais, com um incentivo, um forte abraço e um beijo. E pelo mérito a criança poderá escolher algo que farão juntos para comemorar… Agora na reprovação, o ato pune por si só. Não adianta agora ficar falando e humilhando a criança!!! Ela precisará de ajuda!



- Para não passar mais este sufoco no próximo ano, como devem ser os combinados e regras entre pais e filhos em relação à escola?



Debora – Estudo em primeiro lugar. A criança deverá ter uma rotina de estudos, brincadeiras, computador, videogame, etc… Mas o mais importante é que, não importa a idade, sempre deverá haver um monitoramento por parte dos pais. A autonomia nestes casos pode ser a maior vilã, pois os pais deixam o filho estudar por si só, e depois cobram tudo tarde demais. É sempre bom estar atento ao que o filho tem feito e manter um contato constante com a escola, mesmo que ele esteja no ensino médio. As crianças, não importa a idade, precisam aprender a estudar e precisam da ajuda de um adulto.



Dúvidas? – Debora Corigliano: Rua Orlando Carpino, 852 – Castelo – Campinas (SP) – Tel: 19- 3383-1173




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia das crianças....presente, presença ou castigo?

Ao ler este título você pode estar pensando....o que ela quer dizer com isto? Quem castiga um filho no dia das crianças? Ou ainda mais, a opção da “ presença” quer remeter a uma ausência?

Pois bem caro leitor(a), estou refletindo muito sobre esta época do ano, quando a mídia castiga os pais e enlouquece as crianças com tanta apelação ao consumismo. Para que seu filho seja feliz você tem que presenteá-lo com tal brinquedo em 10 parcelas sem juros! E muitas vezes os pais na ilusão que este bem de consumo fará mudanças significativas no comportamento do filho ou até mesmo no rendimento escolar, acabam por ceder ao apelo e compra em 10 x sem juros no cartão o tal presente. Além da caixa linda, do papel colorido, este presente vem com um peso : Você tem que ser melhor, tirar notas boas , respeitar as regras e mudar de vida!! Ufa!!

Mas o que realmente acontece é que uma semana depois o brinquedo estará na caixa com tantos outros, a criança no mesmo ritmo de desobediência ou rendimento escolar e vc ainda com 10 parcelas à pagar!

Outros pais , aproveitam esta data para chantagear os filhos . Algo do tipo... Se vc não tirar nota boa em tal matéria, não poderei dar o que você pediu! Simplesmente assim, vincular o rendimento escolar a um presente, como se isso fosse a salvação para todos as dificuldades que a criança encontra nos estudos.

O que vale mais? A presença ou o presente?

Em minhas palestras eu geralmente falo que presença não se supre com presente e sim com presença. Quando for comprar um presente para seu filho , pense em algo que possa ser compartilhado, algo que vocês possam fazer juntos. Aproveite o dia da criança para brincar com seu filho, conversar, sorrir entre tantas outras coisas boas que podemos simplesmente fazer em companhia dele.

Ter filho é maravilhoso, ter oportunidade de aproveitar a infância dele é uma dádiva, pois tudo passa muito rápido. E você pode ter muitos filhos, porém cada momento é único e vale muito este investimento.

Feliz dia de estar com sua criança... E ser criança também!!