domingo, 24 de março de 2013

Você sabe ler?



Com certeza ao ler esta pergunta você pensou... É  claro, se não  como estaria respondendo.
Mas esta pergunta vai além da decodificação das letras.  Qualquer pessoa alfabetizada consegue ler, mas nem todas as pessoas alfabetizadas conseguem entender o que lêem.
Em função do meu trabalho como psicopedagoga, encontro-me frequentemente com coordenadoras de escolas do ensino fundamental 1 e 2 e também do ensino médio, a queixa unânime é a falta de interpretação de texto , que estes jovens apresentam. 
Uma coordenadora de um excelente colégio de Campinas,  me reportou que seus alunos estão com sérias dificuldades de interpretação de textos e acabam sendo prejudicados em quase todas as matérias. Ela alega esta defasagem,  ao fato de que os jovens estão acostumados com tudo muito rápido e objetivo , devido às redes sociais e que quando um texto é mais elaborado não há concentração para leitura completa e uma interpretação significativa  . Eu completo a fala desta coordenadora afirmando que não só os jovens, mas muitos adultos também acabaram se acomodando e quando um texto , seja ele de um livro ou um site, pede do leitor uma interpretação ou mesmo uma atenção mais apurada a situação se complica.
Vamos entender primeiro o significado da interpretação de texto, ou melhor, dizendo , da compreensão de um enunciado que nada mais é do que o processo de transformação do conteúdo da fala percebida em seu significado. Para que isso aconteça o receptor, pessoa que lê ou ouve a mensagem, deverá ser alfabetizado e também letrado.
Quando eu era pequena , sempre que minha mãe se referia a alguém “letrado” citava uma pessoa estudada , que falava e escrevia muito bem. Hoje não é diferente.Dentro do estudo da Psicolinguística  encontramos   a definição de alfabetização e também do letramento, que reproduzo a seguir:
Alfabetização: Ação que torna o sujeito capaz de ler / escrever  letras e decifrar o código da escrita.(Godoy e Senna, 2011)
Letramento: Busca promover, por meio de práticas de escrita, uma relação intrapessoal com todo um domínio cultural a ser representado como conceito para o indivíduo. ( Godoy e Senna,2011)
O letramento antecede, acompanha e ultrapassa o movimento da alfabetização. Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis , ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando ou seja  :ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita,de modo que o individuo se tornasse , ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado ( Soares, 1998, p.47)
É esta a motivação que temos que transmitir aos nossos filhos , ler e compreender, interpretar e identificar o significado de uma leitura é uma ação mágica, pois abre um mundo repleto de possibilidades!
Eu me preocupo quando, em meu consultório, atendo jovens que afirmam não gostar de ler e que quando são obrigados, procuram um livro com poucas páginas e letras grandes.  Neste momento me pergunto: Jovens assim terão qual futuro profissional? Qual futuro cultural? Qual atitude social?
Conheci há pouco tempo um vídeo sobre uma menina que odiava livros. Ele mostra,  de uma forma divertida,   como o universo da leitura pode mudar a vida das pessoas. Vale conferir deixo aqui o link:  http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q (A MENINA QUE ODIAVA LIVROS)

Ler é muito mais que decodificar palavras, é aprender, descobrir coisas e lugares que nem sequer imaginaríamos existir. 
Deixo aqui um apelo aos pais....  Incentive seu filho a ler, comece por pequenos textos ou livros do interesse de seu filho, promova momentos de leitura em sua casa. Dê livros de presente, leve seu filho a livrarias e se você não tiver condições financeiras para adquirir livros novos, visite os “sebos” .
 Pessoas que lêem mais, são mais legais! (Retirado do site  super abril.com.br)
Pesquisadores da Universidade de Washington e Lee (EUA) constataram esse efeito com um teste bem simples: colocaram voluntários para ler uma história bem curtinha, fizeram algumas perguntas para identificar o quanto cada um tinha curtido o que leu e aí derrubaram, sem querer querendo, um monte de canetas no chão. O estudo conta que, quanto mais “transportadas” para dentro da história as pessoas tinham sido, maiores eram as chances de levantarem o bumbum da cadeira para ajudar a recolher as canetas.
A explicação é que quando lemos algo que realmente mexe com a gente, criamos empatia pelos personagens da história — e quanto maior essa empatia, mais propenso a gente fica a ser bacana com os outros na vida real. E você aí, anda lendo muito?

 Abra um livro, leia.... Abra um mundo de possibilidades,  aprenda...e viva mais feliz!!!!

domingo, 3 de março de 2013

Você vive ligado no “ automático” ! Um sinal de alerta.


Há pouco tempo temos visto nos noticiários casos de pais que esquecem seus filhos no banco de traz do carro, levando-os a morte. Isto é classificado como fatalidade ou uma grande tragédia.  Mas porque isso acontece? Porque um pai que ama seu filho, simplesmente o esquece no carro? Qual pensamento estava na cabeça deste homem a ponto de esquecer um filho?  Estas e tantas outras perguntas são feitas quando lemos uma notícia como a que aconteceu em Divinópolis há pouco tempo.  Um pai, carinhoso e dedicado tinha naquela fatídica manhã dois compromissos, o primeiro seria levar seu filho a casa da babá e o segundo de iniciar seu turno no trabalho em um novo horário. Pensando friamente são duas ações básicas que deveriam acontecer com sucesso. Mas para este pai, não aconteceu... porquê?
Você em algum momento de sua vida, já foi dirigindo do trabalho para casa, com o pensamento tão distante que não percebeu o que aconteceu durante o trajeto? Como por exemplo, se os semáforos estavam abertos ou fechados, qual música tocava no rádio, etc.. E quando você chega em casa se dá conta que deveria ter passado na padaria para comprar o pão, mas essa ação se apagou totalmente de sua mente. E ao refletir se pergunta: como isto pôde acontecer comigo?
Pois bem isso acontece geralmente com pessoas que estão o tempo todo avaliando o passado e programando o futuro que tiram de sua mente o presente.  Exemplificando: você saiu do trabalho pensando nos problemas que você não conseguiu resolver ao longo do expediente (passado) e nas possíveis ações para resolvê-los no dia seguinte (futuro) que não teve espaço para viver o trajeto até a sua casa,a compra do pão na padaria e curtir a música no rádio (presente).
Isto é um vício que as pessoas estressadas estão adquirindo: Vivem ligadas ao automático, pois o pensamento está nas pendências e nas resoluções.
Meu leitor amigo, se você está deste jeito... Pare tudo agora e preste atenção. Você não irá solucionar todos os problemas desta forma, você ira pelo contrário adquirir mais e mais.
Vamos voltar ao caso desses pais que esquecem seus filhos no carro, ou esquecem de buscá-los na escola, ou esquecem de comprar algo ou até mesmo uma data importante, essas pessoas perderam a noção do hoje, pois a vida gira em torno do ontem e do amanhã.
Treine seu cérebro para ajudá-lo a não esquecer quando houver uma mudança de rotina.
·         Alterne os trajetos entre sua casa e o trabalho. Isso fará com que você foque a atenção  ao percurso e fique mais ligado.
·         Use pequenos artifícios para ajudá-lo a lembrar de ações que fogem a sua rotina. Quem não lembra do barbante amarrado ao dedo para lembrar de algo? Pois bem faça a sua estratégia, o importante é não esquecer o compromisso.
·         Combine com alguém da família para ajudá-lo a lembrar. Por exemplo, se você não tem o hábito de levar seu filho para a escola e hoje terá que fazê-lo, combine com sua esposa para que ligue para você após o horário da entrada da criança a escola para se certificar que tudo deu certo.
·         Use a tecnologia a seu favor. Programe seu celular com alarmes e lembretes.
·         Não se acomode na rotina. Tente sempre uma maneira de mudar suas ações regulares para ativar seu cérebro.
Grandes problemas poderão ser evitados se você fizer exercícios mentais para se situar no presente e não ficar somente no passado e futuro. Use estratégias, seja criativo e retome este controle da sua vida.  Boa sorte.