domingo, 5 de junho de 2016

Você sabe realmente esperar?



Espera é uma palavra que a nova geração desconhece. Digo, pois constato isto diariamente em todos os lugares. Nas escolas, nos lares, nas empresas, por onde vou observo que todos, até mesmos os mais velhos que sabiam o que era esperar, hoje não mais possuem esta prática.  Vou exemplificar.
As crianças de hoje não sabem esperar, porque simplesmente não esperam óbvio, real e desanimador.
Na clínica onde atendo como psicopedagoga tem uma pediatra, e quem tem filhos sabe como é uma sala de espera (o nome já diz tudo, sala onde as pessoas esperam!) de pediatra, repleta de crianças. Percebo que as crianças que estão ali esperando, não o fazem, porque estão o tempo todo entretidas, muitas com os celulares dos pais, outras com os próprios celulares ou os tablets e para aquelas que não possuem eletrônicos a clínica oferece um espaço cheio de brinquedos que ocuparão seu tempo durante a espera.  Mudando o cenário, em um restaurante, as crianças também ficam sujeitas aos eletrônicos ao invés de esperar. Tudo hoje parece ter que ser imediato, um vídeo, quando recebemos pelo whatsapp de 2 minutos parece ser eterno. Até as datas comemorativas estão sendo adiantadas, pois ninguém pode esperar, mal acaba o carnaval e já damos os ovos de páscoa para crianças, pois para quê esperar?
Saber esperar desenvolve no ser humano muitas habilidades. A criança que sabe esperar não é ansiosa, não é birrenta e é muito mais calma. Outro dia eu li um artigo que falava que as crianças de antigamente sabiam esperar, pois as famílias eram mais numerosas, e os filhos precisam esperar pera serem  servidos, para tomarem banho, para vestir-se etc. Até a televisão, sem essa imensidão de canais e programas, nos obrigava a esperar durante o comercial para continuar a  assistir.
Precisamos oferecer oportunidades para que nossos filhos aprendam simplesmente a esperar, hoje vemos meditação para crianças, por quê? Para que elas aprendam a esperar.  Oferecemos entretenimento o tempo todo para as crianças, para mantê-las ocupada e com isso temos menos trabalho. Mas quem falou que ter filho não é trabalhoso?  A espera nos torna criativo, observador. O ócio desenvolve, faz com que a criança perceba tudo ao seu redor e não se restrinja a uma tela de 10 polegadas.
Enquanto esperamos podemos conversar, podemos olhar ao redor, podemos simplesmente não fazer nada.  Vamos esperar um pouco mais? Está é a proposta.


Nenhum comentário: