domingo, 6 de novembro de 2011

E a família como vai?



Esse é o título de uma palestra que realizo em escolas e empresas!

E a família, como vai? Essa pergunta comumente usada quando encontramos uma pessoa querida da qual conhecemos a família, porém estamos sem notícias... Se cada um que recebesse essa pergunta, falasse realmente como está sua família, quais seriam as respostas?
Vamos reduzir essa porcentagem. Falaremos apenas da sua família. E a sua família como vai?
Existe diálogo ou interrogatório do tipo:
Com seus filhos:

- Filho onde você estava? O que você fez? Já estudou? Comeu? Escovou os dentes? Já fez a lição de casa?

Com sua esposa ou marido:

- A que horas você vai chegar? Já passou no banco? Pegou as crianças na escola? Comprou o que estava faltando?

Essa forma de diálogo leva a família a ter uma postura de responder apenas o que lhe foi perguntado e por muitas vezes, responder o que o outro quer ouvir, assim não haverá conflito. Será que este é o melhor caminho para evitar brigas em família?
Isto realmente é o que podemos chamar de diálogo em família?
E a convivência familiar, como anda?
Você sente prazer e vontade de ao final de um dia de trabalho voltar para casa? Conviver com seu filho esteja ela na adolescência ou na fase infantil? Vocês realizam alguma refeição juntos e conversam, riem e planejam coisas para serem feitas em família?
Esses questionamentos são apenas alguns que nos levam a pensar sobre a harmonia familiar.

Este é o meu trabalho, através de palestras ou em atendimento para orientação familiar, ofereço algumas sugestões práticas e fáceis para tornar a família e a convivência familiar algo prazeroso e saudável.

Na próxima vez que te perguntarem, e a família, como vai? E a sua resposta for: - Bem, obrigada! Que isso seja realmente um fato e não uma resposta convencional!

Pense nisso!

Nenhum comentário: