sexta-feira, 26 de abril de 2013

Como escolher uma escola de educação infantil para seu filho!


A primeira escola, a primeira escolha, quanta responsabilidade!  Chegou a hora de levar seu filho ou filha para vencer uma nova fase. Toda criança precisa de criança e a escola é o melhor lugar para esse exercício social. 
Como saber qual a escolha certa? Simples, comece pesquisando.
Escolha escolas que sejam perto ou estejam no seu caminho diariamente. Ligue para saber se a escola marca hora para visitação ou você poderá ir  em qualquer horário . Desconfie das escolas que agendam horário, normalmente verá algo preparado para você e não a rotina habitual.
Ao chegar na escola, converse com a coordenadora, ela com certeza será a pessoal ideal para lhe mostrar tudo.

Fique atenta a pequenos sinais:
  • Olhe as crianças, veja se estão felizes, brincando livremente e  com  a higiene  adequada.
  • Olhe os funcionários, se estão com vontade de trabalhar, se são carinhosos com as crianças, se usam  uniforme , se estão com cabelo preso e se tem as unhas limpas e curtas.
  • Olhe o lugar, se está higienicamente limpo e arrumado, se tiver arrumado demais, desconfie. Lugar onde crianças brincam livremente com certeza deve haver uma pequena desordem. Se estiver arrumado demais é sinal que as crianças não brincam, se tiver bagunçado demais é sinal que as crianças brincam e não são orientadas a arrumar e manter a ordem.
  • Olhe os banheiros, perceba se há vaso sanitário para crianças, espelho e pia na altura delas. Isso indica que são estimuladas a realizar sua higiene.
  • Se a escola fornecer qualquer tipo de alimentação, olhe a cozinha com cautela, veja se a funcionária usa touca e luva, se os utensílios são esterilizados, e se possível peça para olhar o momento de alguma refeição. Se a escola lidar com isso tranqüilamente, irá oferecer o alimento para você experimentar.
  • Pergunte como a escola lida com regras, dê um exemplo de alguma “arte” que seu filho faz em casa e pergunte como a escola agiria nessa situação.
  • Peça para ver o material pedagógico da escola, mesmo se for uma turma de crianças de 2 anos, vale a pena ver como é  realizada  a proposta para essa faixa etária.
  • Pergunte das atividades extras curriculares, se são professores capacitados e se há alguma referencia masculina na escola.
  • Dê preferência por visitar a escola no meio da tarde ou no meio da manhã, pois nestes horários a escola está em pleno vapor e ficará mais fácil conhecer a rotina escolar.
  • Pergunte sobre o processo de adaptação. Se for gradual, ótimo, pois você e seu filho passarão por este  momento e precisam ser acolhidos adequadamente. Caso a escola informe que a adaptação dura um determinado tempo e se a criança não se adaptar devolve o dinheiro, desconfie, pois se existe esta pratica é sinal que as adaptações não são bem sucedidas.
  • Use seu bom senso, pois você deve se sentir bem no ambiente da escola. Às vezes uma escola é ótima para você e seu filho e não é boa para sua melhor amiga e o filho dela.
  • Converse com pais que tenham filhos na escola que você tem intenção de visitar, essa prática pode ajudar muito na hora de decidir.

Espero que com essas dicas você sinta-se mais seguro (a) para realizar a pesquisa e finalmente decidir qual a melhor escola para seu filho.  


Um comentário:

Lorena disse...

excelente blog para ler antes de esolher um colegio objetivo zona norte SP, muito bom