terça-feira, 27 de outubro de 2015

A importância da educação infantil... Do início ao fim!



Nenhuma instituição de ensino é 100% perfeita. A escolha de uma escola, principalmente a primeira escola, é uma tarefa difícil e muito importante.  Optar por uma escola específica para a faixa etária de seu filho como berçário ou educação infantil pode trazer alguns benefícios significativos para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo.  
Na instituição de ensino onde o foco está totalmente no acolhimento de crianças da educação infantil, vemos toda a escola, corpo diretivo, professores, coordenadores e demais funcionários trabalhando em prol somente deste grupo de alunos. 
Quando uma escola de educação infantil se especializa no que tem a oferecer, a qualidade destaca-se e quem se beneficia é o aluno e seus pais. Toda a estrutura física é adaptada para esta faixa etária, proporcionando mais segurança e acolhimento. As turmas são mais reduzidas, fazendo com que o professor conheça melhor seus alunos e suas famílias. Os vínculos entre os alunos e seus pais acabam por serem fortalecidos e perduram por muito tempo. O planejamento educacional também é focado para este grupo, disponibilizando ao professor muito mais poder de ação e parceria com direção e coordenação. O importante é que a parceria escola família seja sempre fortalecida e que trabalhem juntos em prol dos alunos. 
É muito importante que a criança crie uma identidade dentro do contexto escolar. Para isso ela precisa construir um vínculo com a escola, seus funcionários e os amigos. Isso se dá ao longo de alguns anos e por esse motivo a permanência na mesma escola se faz necessária.  Com o passar dos anos a criança sente-se segura e com autonomia no ambiente escolar. Cursar até o último ano da educação infantil na mesma escola, fará com que ela vivencie o final de uma fase, conclua seu primeiro ciclo da vida acadêmica, além de sentir a responsabilidade de fazer parte do grupo dos mais " velhos" da escola. Isso traz para a criança a noção de responsabilidade e exemplo. Sem contar o desenvolvimento emocional que se fortalece para a nova etapa que estar por vir.  Para os pais, o ganho está no vínculo estabelecido com a escola, à confiança no trabalho e a certeza de que seu filho jamais será apenas um número e sim uma criança com o histórico de 5 anos dentro da instituição.
A educação infantil irá prepara-lo para o ensino fundamental, interromper esta fase implica em permitir que a criança passe por mais uma adaptação desnecessária, pois geralmente o ambiente da educação infantil é diferente do ambiente do ensino fundamental. Além disso, os vínculos serão outros e geralmente a criança não está amadurecida para tantas mudanças.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, concluir esta fase é prepara-la para as descobertas futuras.



Nenhum comentário: