terça-feira, 31 de agosto de 2010

A família.



Hoje em dia há uma busca constante no resgate a família. Chamam-na de família moderna. Idealiza-se uma família harmoniosa, focada na integração e satisfação de seus componentes. Vemos isso estereotipado nos comerciais de TV, nos folders dos lançamentos de novos apartamentos, nos cartazes que anunciam carros, roupas e utensílios. Porém esta foto da família perfeita há muito não se retrata mais.

As famílias rotuladas como as tradicionais, são compostas por pai, mãe e filho, porém nada se tem de tradicional. A mãe trabalha fora o dia todo, o pai trabalha e estuda a noite, os filhos ficam na escola o dia todo, ou possuem uma agenda super lotada para suprir a ausência dos pais. O que tem isso de tradicional?

Já as famílias que são rotuladas como “família moderna”, são compostas por uma variedade dinâmica. São mães com filhos, pais com filhos, mães com namorados e filhos, avós que cuidam dos filhos e da mãe que é solteira e assim por diante.

Não estou aqui para criticar nenhuma formação familiar, estou sim, para valorizar o que se tem como família. Se no seu caso é apenas você e seu filho, que a valorização familiar esteja intrínseca em tudo o que vocês fazem. Que os bons hábitos tradicionais de uma família estejam presentes em sua formação, como alimentar-se a mesa, dormir em cama separadas, respeito mútuo, e assim por diante.

A família (pessoas que moram na mesma casa) deve buscar a harmonização. Hoje vejo muitos pais que preferem ficar fora de casa após o expediente, pois sabem que ao chagar em casa haverá briga e desentendimento.

Não existe uma receita pronta para solucionar este dilema familiar, existe sim, uma enorme vontade de acertar. Um desafio em construir uma família melhor, não financeiramente falando, repleta de bens materiais. E sim esbanjando um relacionamento feliz e assertivo.

Você pode fazer a diferença... basta tentar. Boa sorte!

Nenhum comentário: