sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

PARABÉNS PROFESSOR!!!!! VOCÊ É ESPECIAL....


Professor... Exemplo

Antigamente professores e médicos tinham o mesmo respeito perante a sociedade. Quando um pai ou mãe falavam:- meu filho é um professor ou meu filho é um doutor, a reação positiva era a mesma. Hoje o professor perdeu um pouco seu mérito, devido às mudanças sociais e a desvalorização da profissão. Atualmente a média salarial de um professor é muito diferente relacionada ao médico. Porém uma coisa se manteve, a importância do professor dentro do processo de aprendizagem. O professor é muito importante, talvez nem ele próprio se dê conta de sua real acuidade e do peso que suas atitudes e exemplos exercem em seus alunos. Desde a educação infantil até o ensino superior, o professor tem por obrigação ser exemplo para seus alunos. São exemplos simples como o respeito, a dignidade, o diálogo entre muitos atributos fáceis do nosso dia – a – dia. Não devemos esquecer que até o médico precisou de um professor!

Um bom professor precisa conhecer bem seus alunos, não estou dizendo “cada” aluno dentro de suas particularidades, que também é muito importante, e sim tudo o que se relaciona a faixa etária que ele pertence.

Às vezes vemos professores com a mesma turma há anos, e comentam que isso facilita muito o trabalho porque já conhecem tudo sobre essa idade, ledo engano, pois as crianças evoluem. Seu aluno de 8 anos de hoje é diferente do aluno de 8 anos há 5 anos passados. Por esse motivo o professor deve conhecer bem as necessidades, mudanças físicas, emocionais e ansiedades de cada faixa etária. Isso facilitará muito o relacionamento com os alunos e sua tarefa na educação será mais tranqüila.

Professores de pré – adolescentes devem saber que seus alunos estão passando por uma transformação física e emocional. São crianças que esbarram muito nos objetos, e os deixam cair, são crianças que estão ora extremamente felizes e em outros momentos tristes e calados e assim por diante. Várias alterações no comportamento do pré- adolescente acabam por prejudicá-lo dentro da aprendizagem. Se o professor conhece bem essa fase, saberá lidar melhor com seus alunos e eles perceberão essa situação e farão da relação de vocês algo saudável e positivo.

Essas informações seus alunos são facilmente acessíveis através de sites na internet, livros sobre o desenvolvimento infantil. Busque conhecer melhor o comportamento de seus alunos, troque idéias com seus colegas, façam reuniões entre professores que atuam com a mesma faixa etária e se cada um trouxer uma informação pertinente ao grupo, com certeza todos sairão ganhando, principalmente seus alunos.

Você pode obter essas informações até de seus próprios alunos. Faça alguma dinâmica com eles sobre o que sentem como pensam, quais são suas atitudes nas várias situações vividas. Isso o ajudará muito, anote o que for pertinente e compare depois de alguns meses e perceba a diferença. Isso é a maturidade. Um bom professor percebe ao longo do ano a maturidade de seus alunos, use isso a seu favor.

“o professor pensa ensinar o que sabe o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender.” Affonso Romano de Sant’ Anna.



Débora Corigliano

Psicopedagoga.


Nenhum comentário: