Ao ler este título você pode estar pensando....o que ela quer dizer com isto? Quem castiga um filho no dia das crianças? Ou ainda mais, a opção da “ presença” quer remeter a uma ausência?
Pois bem caro leitor(a), estou refletindo muito sobre esta época do ano, quando a mídia castiga os pais e enlouquece as crianças com tanta apelação ao consumismo. Para que seu filho seja feliz você tem que presenteá-lo com tal brinquedo em 10 parcelas sem juros! E muitas vezes os pais na ilusão que este bem de consumo fará mudanças significativas no comportamento do filho ou até mesmo no rendimento escolar, acabam por ceder ao apelo e compra em 10 x sem juros no cartão o tal presente. Além da caixa linda, do papel colorido, este presente vem com um peso : Você tem que ser melhor, tirar notas boas , respeitar as regras e mudar de vida!! Ufa!!
Mas o que realmente acontece é que uma semana depois o brinquedo estará na caixa com tantos outros, a criança no mesmo ritmo de desobediência ou rendimento escolar e vc ainda com 10 parcelas à pagar!
Outros pais , aproveitam esta data para chantagear os filhos . Algo do tipo... Se vc não tirar nota boa em tal matéria, não poderei dar o que você pediu! Simplesmente assim, vincular o rendimento escolar a um presente, como se isso fosse a salvação para todos as dificuldades que a criança encontra nos estudos.
O que vale mais? A presença ou o presente?
Em minhas palestras eu geralmente falo que presença não se supre com presente e sim com presença. Quando for comprar um presente para seu filho , pense em algo que possa ser compartilhado, algo que vocês possam fazer juntos. Aproveite o dia da criança para brincar com seu filho, conversar, sorrir entre tantas outras coisas boas que podemos simplesmente fazer em companhia dele.
Ter filho é maravilhoso, ter oportunidade de aproveitar a infância dele é uma dádiva, pois tudo passa muito rápido. E você pode ter muitos filhos, porém cada momento é único e vale muito este investimento.
Feliz dia de estar com sua criança... E ser criança também!!
2 comentários:
Tem razão, cobranças e chantagens acompanham constantemente os presentes caríssimos dados pelos pais nos dia das crianças e em tantos outros. Algumas observações eu faço: na realidade, o mais importante nesta data especial e em todas as outras é a presença dos pais no cotidiano da criança (o que, por sinal, não custa um centavo!); presentes caros não são sinônimos de diversão, mas representam o consumismo que o marketing capitalista introduz em nossas mentes (temos que andar na contramão desta via); a questão da disciplina, das boas notas, etc. deve ser encarada pelos filhos com comprometimento, independentemente da gratificação do presente. Enfim, são valores...
Muito bom o artigo e os pontos de vista!
Oi Débora!
Dia das crianças em minha casa é um dia especial, eu e minha mulher viramos crianças, as refeições fogem de ser saudáveis: hambúrguer, batata frita, doces, sorvetes... Quem monta o cardápio são os meus filhos.
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!
Postar um comentário