segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Dia das crianças....presente, presença ou castigo?

Ao ler este título você pode estar pensando....o que ela quer dizer com isto? Quem castiga um filho no dia das crianças? Ou ainda mais, a opção da “ presença” quer remeter a uma ausência?

Pois bem caro leitor(a), estou refletindo muito sobre esta época do ano, quando a mídia castiga os pais e enlouquece as crianças com tanta apelação ao consumismo. Para que seu filho seja feliz você tem que presenteá-lo com tal brinquedo em 10 parcelas sem juros! E muitas vezes os pais na ilusão que este bem de consumo fará mudanças significativas no comportamento do filho ou até mesmo no rendimento escolar, acabam por ceder ao apelo e compra em 10 x sem juros no cartão o tal presente. Além da caixa linda, do papel colorido, este presente vem com um peso : Você tem que ser melhor, tirar notas boas , respeitar as regras e mudar de vida!! Ufa!!

Mas o que realmente acontece é que uma semana depois o brinquedo estará na caixa com tantos outros, a criança no mesmo ritmo de desobediência ou rendimento escolar e vc ainda com 10 parcelas à pagar!

Outros pais , aproveitam esta data para chantagear os filhos . Algo do tipo... Se vc não tirar nota boa em tal matéria, não poderei dar o que você pediu! Simplesmente assim, vincular o rendimento escolar a um presente, como se isso fosse a salvação para todos as dificuldades que a criança encontra nos estudos.

O que vale mais? A presença ou o presente?

Em minhas palestras eu geralmente falo que presença não se supre com presente e sim com presença. Quando for comprar um presente para seu filho , pense em algo que possa ser compartilhado, algo que vocês possam fazer juntos. Aproveite o dia da criança para brincar com seu filho, conversar, sorrir entre tantas outras coisas boas que podemos simplesmente fazer em companhia dele.

Ter filho é maravilhoso, ter oportunidade de aproveitar a infância dele é uma dádiva, pois tudo passa muito rápido. E você pode ter muitos filhos, porém cada momento é único e vale muito este investimento.

Feliz dia de estar com sua criança... E ser criança também!!

2 comentários:

Maiara Roncolatto disse...

Tem razão, cobranças e chantagens acompanham constantemente os presentes caríssimos dados pelos pais nos dia das crianças e em tantos outros. Algumas observações eu faço: na realidade, o mais importante nesta data especial e em todas as outras é a presença dos pais no cotidiano da criança (o que, por sinal, não custa um centavo!); presentes caros não são sinônimos de diversão, mas representam o consumismo que o marketing capitalista introduz em nossas mentes (temos que andar na contramão desta via); a questão da disciplina, das boas notas, etc. deve ser encarada pelos filhos com comprometimento, independentemente da gratificação do presente. Enfim, são valores...
Muito bom o artigo e os pontos de vista!

Jeferson Cardoso disse...

Oi Débora!
Dia das crianças em minha casa é um dia especial, eu e minha mulher viramos crianças, as refeições fogem de ser saudáveis: hambúrguer, batata frita, doces, sorvetes... Quem monta o cardápio são os meus filhos.
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar OS DOZE ZUMBIS & A CADELA BRAMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!