quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Avós e netos , uma relação saudável e feliz!


Para minha irmã Denise e meu cunhado/irmão Nelson....
Uma vez estava dando uma palestra para mães, sobre amor, carinho e respeito aos filhos. Uns dos tópicos deste tema eram os avós. No final da palestra uma avó , muito jovem e simpática veio ao meu encontro e disse que gostou muito do que havia ouvido e comentou que ela, como tinha a responsabilidade de educar e a vontade de mimar seu neto vivia em constante dilema, mas que depois da nossa conversa , tinha entendido o papel dela na educação do neto e a responsabilidade que lhe cabia.
É isso mesmo! Avós são uma benção, são excelentes fontes de conhecimento, carinho e afeto o tempo todo. Lembro da minha avó materna, que sempre que tinha oportunidade contava fatos de todos da família. Era um livro vivo que aos poucos ia revelando a história d e cada um de nós. Sinto muita saudade dela e das coisas que contava.
Hoje em dia os avós são diferentes. Eles são atuais, informados, pró- ativos e estão muito dispostos a viver intensamente cada momento. Alguns ,ainda têm sua responsabilidade profissional e não conseguem exercer a função simples de mimar o neto.
Mas vamos falar um pouco dessa relação familiar que é muito delicada. Os avós que tem por responsabilidade cuidar dos netos enquanto seus filhos trabalham acabam por praticar mais a paternidade do que o papel de somente avós. Isso os impede de mimar os netos e é nesse momento que as divergências acontecem. Os pais pensam de um jeito e os avós de outro. Nesse caso vale ressaltar que o diálogo entre as pessoas responsáveis pela educação da criança é muito importante. Conversem, combinem regras , horários, limites e deixem um momento para que essa criança seja mimada pelos avós. Isso faz parte de seu desenvolvimento além de ser saudável e muito gostoso. Penso que este conflito pode ser reduzido se houver paciência e empenho de todos. Os pais , por sua vez, podem dar créditos aos avós pois eles com certeza têm mais experiências, mas mesmo assim se não concordarem com o que está sendo dito ou feito é de bom grado respeitá-los pois a intenção somente é de ajuda.
O papel dos avós junto aos netos é a gratuidade de atenção, carinho e amor. Alguns pais se queixam que os avós estragam os netos com seus mimos, pois a responsabilidade da educação é somente dos pais. Os avós terminam por complementar a educação dos pais, sem nunca suplantá-los.
Outra questão importante é evitar que essas desavenças reflitam no relacionamento do casal . Geralmente sempre seu pai ou sua mãe estão certos, nunca a sogra ou o sogro.
Por outro lado os avós também precisam contribuir para ajudar no relacionamento dos filhos. Mesmo demonstrando ser mais experientes , devem dar conselhos apenas quando lhe for solicitado. Caso a interferência ou o conselho surja sem o pedido dos pais é importante lembrar o respeito pela liberdade de escolha dos filhos e que só se aprende fazendo, errando, acertando e tentando novamente.
Os avós podem colaborar muito para o desenvolvimento dos netos. Avós e netos estão num mesmo ritmo de vida.
Um exemplo típico da atenção dos avós: Se a mãe está colocando as roupas no varal e a filha vem pedir para ajuda-la, a mãe rapidamente fala que está atrasada e tem que fazer aquilo rapidinho e a pede para ir brincar. A Avó por sua vez, além de aceitar a ajuda, vai ensina-la como colocar a roupa corretamente no varal e isso será feito a meio de risadas e muita conversa. São pequenas ações que irão contribuir para que a criança veja a vida com olhos mais calmos e não tão apressados como tem sido a vida em geral dos pais .
Estimular esse convívio saudável é uma tarefa delicada porém importante, deixe seu filho viver esse momento com os avós. Não façam que as brigas familiares tirem isso da vida de ambos, pois se isso acontecer abrirá uma lacuna enorme na história de sua família. Pense nisso!

2 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde!

Não sei pq, os profissionais da area da familia, não falam abertamente da intromissão dos avós na educação dos netos, ha muitos casais que estão divididos por conta da intromissão das sogras, filhos que ficam rebeldes com os pais, pq os avós tiram sua autoridade diante dos netos, não acho que uma relação assim, seja saudavel para ninguem, muito menos para uma criança, tenho uma filha de 3 anos que minha sogra acha que a conhece melhor do que eu, até a franja do cabelo ela me diz quando ela acha que está grande, como se eu não olhasse para minha filha, não faz nada para ajudar, quando preciso realmente, sempre tem algum compromisso, só opina no que esta feito, que tipo de aprendizado minha flha poderia ter com ela? distorce tudo oque digo, e sempre mente em seu proprio favor, meu sogro fuma muito e se deixarmos, joga fumaça no rosto de minha filha, outro dia minha filha pegou um lapis de cor e colocou na boca como se fosse um cigarro, fiquei chocada, e o proibimos de fumar perto dela, será que agimos errado? creio que não pq meu marido hj com 39 anos sofeu 25 deles com bronquite. Ha momentos em que parece que os pais devem aceitar tudo dos avós, apenas pq são avós, não concordo com isso, o respeito é para todos, cada um tem seu momento. Meus sogros usam muito o argumento de estarem velhos, mas , só quando lhes convem. Sugiro aos especialistas e profissionais da area, que escutem mais as noras e mães, e escrevam mais livros populares, sobre o correto comportamento das sogras. Gostaria de dizer que existem vovós maravilhosas, até da vontade de pedir um colo, mesmo já adulta, pois trazem lembranças da nossa infancia, mas não é regra. desculpem o desabafo e grata pela atenção.

Anônimo disse...

Minha nossa, "anônimo".

Concordo com você. Tenho uma filha com 4 meses. Vivo estressado com meu sogro, pois ele pensa que por ser avô pode tudo, inclusive cogitar dar macarrão para ela. Pode isso?! Nesse mesmo caminho, está a criatura da sogra que vive dando guarida para ele.
O que noto é que eles pensam que são imunes a tudo. Um absurdo.
O que se deve ter em mente é que somente aos pais é que tem o poder de cuidar dos filhos.