segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Consumismo infantil





















Ser consumista ao extremo era uma característica tipicamente feminina. As mulheres eram rotuladas como consumistas impulsivas. Hoje, o título foi transferido para adolescentes e crianças que querem tudo o que vê. Passear com os filhos ao shopping virou momento de tortura para muitas famílias. As crianças ficam o tempo todo pedindo algo e, muitas delas não têm noção do valor financeiro das coisas, simplesmente porque estão acostumadas a ganhar presentes como forma de compensação ou como chantagem emocional .
Como trabalhar esta questão do consumismo com as crianças?
O primeiro exemplo é a conduta dos pais. Pais que possuem um planejamento financeiro familiar, sabem lidar com o dinheiro e ensinam seus filhos a fazerem o mesmo. Outro fator importante é que as crianças e os adolescentes de hoje ficam muito em frente ao computador e a televisão. Ambos estimulam a compra de algo, e isso não é saudável. As crianças não criam, não inventam , não transformam e por esse motivo sentem a necessidade de ter algo novo a todo o momento.
Dicas importantes para os pais , auxiliam a evitar ou mesmo combater o consumismo infantil .
 Dê presentes somente em datas especiais.
 Use como forma de motivação o carinho, o abraço, palavras de incentivo e não apenas presentes materiais.
 Leve seu filho para passear em parques, jardins, praças e não somente ao shopping
 Incentive seu filho a brincar com brinquedos que estão esquecidos no armário. Com a atenção de um adulto o brinquedo ou jogo se tornará muito interessante
 Explique para seu filho o motivo pelo qual você não pode comprar tudo a todo o momento. Ele entenderá e começará a valorizar mais cada presente recebido.
 Desde cedo comece a introduzir a mesada na rotina financeira de seu filho, aos poucos ele irá administrar o que tem e valorizará cada centavo.
 Mude o hábito de falar para seu filho ao sair para trabalhar : - Estou indo ganhar dinheiro! Essa frase denota que você simplesmente está indo a algum lugar e alguém lhe dará dinheiro. Explique que o dinheiro vem de seu trabalho, leve , se possível, seu filho até lá e mostre o que você faz. Explique para ele que você faz por merecer o dinheiro recebido e que isso não é fácil . Por essa razão o dinheiro terá que ser bem empregado e não pode ser gasto a toa.
 Não tente suprir sua ausência com presentes. Suprimos nossa falta com carinho, atenção e respeito. Muitas vezes seu filho prefere ficar ao seu lado , conversando ou brincando do que sozinho com um brinquedo . Preste atenção nisso e faça seu filho participar mais de sua vida.
 Mesmo que seu filho receba mesada, é obrigação dos pais orientarem a administração do dinheiro. A mesada não é um presente ou uma obrigação dos pais (salário), é uma forma de aprender a lidar com o dinheiro , a emprega-lo de forma correta. E isso só pode ser feito com orientação dos pais.
 Crianças que freqüentam escolas , tendem a ter uma compulsividade maior em querer ter tudo o que o colega possui . Isto deve ser trabalhado pelos pais e pela escola. Valorizar o que se tem é muito importante. Os pais devem adquirir esse hábito e não ficar demonstrando o tempo todo para os filhos que o “ do vizinho, é melhor”.
Mostre para seu filho o verdadeiro significado das datas comemorativas como páscoa, dia das mães e dos pais. O importante é o amor, o sentimento que une as pessoas , que nos faz feliz e não o que está dentro do pacote com laço de fita.
Faça da relação com o dinheiro algo positivo e saudável, com certeza seu filho seguirá este exemplo.

Quer saber mais..... escreva-me

Um comentário:

Silmara Franco disse...

Oi, Debora!
Nossa, quanta coisa boa para se ler aqui! Fiquei um tempo sem vir, agora preciso me atualizar de tudo... Que bom que você está escrevendo bastante. Parabéns por todos seus artigos, em especial este. Não é fácil lidar com o assunto. Isso de ter que comprar tudo porque "todo mundo tem" é o fim da picada. E o puxão de orelha é para nós, pais. Criança vê, criança faz... não é mesmo?
E o nosso café, hein? Um beijo grande :-)
Silmara Franco
www.fiodameada.wordpress.com