quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Querida Professora...




Era uma vez uma escola muito bonita.
Suas paredes eram coloridas, seus parques eram grandes e com vários brinquedos. Havia também um jardim com muitas flores e uma horta bem verdinha. As salas eram claras, arejadas e com brinquedos coloridos, tintas e massinhas. Tudo era lindo, limpo e organizado.
Um dia a Fada Alegre, passeando pela cidade, viu essa bela escola e resolveu conhecê-la. Ao chegar lá percebeu a beleza do lugar, porém sentiu que faltava algo. Parou, olhou ao seu redor e percebeu que naquela escola não tinha vida. Faltava movimento, sons, risadas e alegria. Esses atributos juntos pensou ela, só quem reúne, são as crianças.
É isso! O que faltava nessa escola eram crianças.
Neste momento ela convidou muitas crianças para virem à escola. As crianças começaram a chegar e aos poucos foram se encantando com o que encontravam.
O parque já não era o mesmo, os brinquedos se movimentavam, o som das risadas contaminava o ambiente.
Nas salas os brinquedos imóveis nas prateleiras, passaram a ter vida na imaginação das crianças. As bonecas passavam de mão em mão, os carrinhos percorriam todo o espaço. Muita movimentação passou a acontecer neste espaço.
A bola que estava paradinha no canto da quadra, rolava feliz ao encontrar o pé de cada menino que a disputava.
Mas algo ainda não estava completo.
A Fada Alegre observava as crianças brincando euforicamente. Algumas entravam em atritos, outras não sabiam ao certo como brincar. Muitas precisavam de auxílio para se comunicar. Foi neste momento que a Fada percebeu que a escola não é um lugar apenas para brincar, ali podiam acontecer muitas outras coisas. As crianças poderiam aprender bastante, vivenciar novas experiências, desenvolver uma potencialidade que só a vida coletiva oferece. Mas quem, pensou a Fada, poderia ficar com essas crianças?
Teria que ser uma pessoa que gostasse de criança, que fosse paciente, alegre, dinâmica e conhecesse o desenvolvimento desses pequenos seres e tivesse boa vontade. Onde achar um ser assim?
Pensou... Pensou.....e pesquisou......Descobriu que somente a Professora reúne todas essas habilidades. A professora é capaz de brincar e ensinar ao mesmo tempo, é capaz também de elaborar com seus alunos projetos maravilhosos e leva-los a lugares nunca imaginados. A professora é o exemplo, é o colo desejado, o carinho e a expressão de afeto.
Com essa descoberta a Fada Alegre saiu e foi procurar algumas professoras dispostas a participar dessa escola tão linda e cheia de vida.
No início do caminho encontrou uma moça calma com muitas idéias na cabeça e muita vontade de realizá-las, encontrou também uma professora que com seu instinto maternal acolhe seus alunos de uma forma muito especial. Fazendo um rodopio entre as flores do jardim a Fada avistou uma professora de ballet, um misto de bailarina e ação, propondo a seus alunos muitas atividades divertidas. Neste momento a Fada parou e prestou atenção em uma música doce e suave que surgia no ar, era a Professora de música que encantava seus alunos com belas melodias.
Sem parar de procurar, a Fada chegou à beira de um lago. Lá ela notou uma linda moça morena , que corria com algumas crianças, todos estavam felizes. O mesmo acontecia com a calma professora que brincava de esconde-esconde com seus pequeninos.
A Fada estava feliz pelas descobertas feitas. Cada uma com suas particularidades, cada uma com suas qualidades e percepções.
Quando a Fada conseguiu reunir na escola, as crianças e as professoras todos ficaram mais felizes, pois onde existe amor, respeito, carinho e profissionalismo tudo fica melhor.
Feliz dia das professoras!

Nenhum comentário: