sábado, 29 de agosto de 2009

Ser canhoto...



Dia 13 de agosto é o dia do canhoto! Eu desconhecia esta data até pouco tempo atrás. Assim como eu, acho que muitos canhotos também a desconhecem!
Antigamente os canhotos sofriam muito, por esse motivo é que eles têm uma data especial, pois não descobri se existe o dia do destro. Bom, deixando as comemorações de lado, a criança canhota passou por muitos castigos e tapas, pois era estimulada a deixar a mão esquerda amarrada para tentar usar somente à direita. Com essa ação os pais prejudicavam muito o desenvolvimento de seus filhos, sem saber ao certo o que estavam fazendo.
Hoje essa situação é diferente. As crianças são estimuladas a usar a mão (direita ou esquerda) que mais facilita sua coordenação motora.
Os pais devem ficar atentos para a preferência da criança em segurar objetos, usar talheres e escrever. E quando isso acontecer avisar a escola, para que ajudem essa criança.
Alguns objetos são feitos para os canhotos, como tesouras, abridores de lata, mouses, etc. Existe um site americano www.thelefthand.com, que comercializa diversos objetos específicos para canhotos.
Nesta quinta feira, dia 03/09, estarei no programa Mulher. Com da TV Sec. 21 falando sobre este assunto. Você é meu convidado!

Um abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Débora,

Estou sentindo falta dos seus artigos, desde o dia 13/08 que não leio nada interessante.

Você poderia escrever sobre "Lição de Casa". ouvi uma entrevista no rádio onde se debatia se os Pais devem ou não cobrar a lição de casa dos filhos. Será que esta cobrança não gera mais problemas do tipo se não fizer a lição você não ganha isto? Vai ficar burro? e ai a criança passa a detestar fazer a lição de casa.

Do seu amigo